Com esta actividade pretendia-se que os alunos fizessem o reconhecimento dos números e de formas diferentes de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando aquelas facilitam a realização de cálculos.
De uma forma mais apelativa estivemos então a explorar e usar regularidades e padrões na adição, subtracção e multiplicação e a construir e memorizar a tabuada da multiplicação por 2.
Posteriormente repetiremos a mesma actividade para as outras tabuadas já estudadas.
Os Curiosos descobriram, após a explicação da actividade e apresentação de um exemplo, a resolução e objectivos da tarefa. Não apresentaram dificuldades na construção dos padrões circulares, nem nas operações da tabuada.
Demonstraram um raciocínio lógico e coerente,
determinando o padrão circular para a tabuada do 2.
Para concluir, esta actividade redescobriu o gosto pelo cálculo da tabuada, pois, de uma forma padronizada e criativa, os alunos atingiram os objectivos com grandes níveis de contentamento.
(clicar nas imagens para aumentar)
Marcadores: Matemática
olá Ana Cristina!
Tem presente no meu baú!
Beijinhos