<body> Curiosos à Vista!
quarta-feira, 4 de março de 2009
*Curiosidades sobre...


Estivemos a ler o livro da "Menina Capuchinho Vermelho do Sé. XXI",
onde se faz uma breve referência ao Lobo-Ibérico.

Estivemos a conversar um pouco sobre este belíssimo animal,
por isso aqui ficam algumas curiosidades.



O LOBO-IBÉRICO



Nome Científico:

Canis (Cão) lupus (lobo)





Subespécie na Península Ibérica

Canis lupus signatus



Identificação

Pêlo cinzento a arruivado, com tonalidade castanho-avermelhada na cabeça e nas orelhas. Assemelha-se ao cão pastor alemão, mas o peito é mais pronunciado e a cabeça mais larga.





Habitat

Bosques abertos, tundra, florestas densas e montanhas onde se refugia em tocas escavadas por ele ou reaproveitadas de outros animais.



Comportamento

Nocturno na Europa, alimenta-se de roedores, aves, carcaça... Vive em grupos denominados alcateias, com um casal dominante, podendo percorrer mais de 20 km por noite nos seus territórios que podem ir de 100 a 200 km² , dependendo essencialmente da abundância de presas. Socialmente, é variável, podendo actuar em grupo ou sozinho especialmente quando ainda não faz parte de uma alcateia.


Reprodução

A época fértil é de Fevereiro a Abril; o período de gestação é de 63 dias nascendo 3 a 7 crias numa única ninhada por ano. As fêmeas ficam com as crias enquanto o macho procura alimento. Os jovens permanecem com os pais pelo menos durante um ano.


Longevidade

No máximo os lobos vivem entre 15 a 20 anos em cativeiro, menos em liberdade. As causas da sua morte incluem a caça, o veneno, a raiva e viroses.



Factores de ameaça

Perseguição generalizada e escassez de presas naturais



O Lobo Ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie, que existe apenas na Península Ibérica, com uma população estimada de 1500-2000 indivíduos. Destes, cerca de trezentos vivem em Portugal, em Particular no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Alvão.



Marcadores:

 
posted by Curiosos à Vista! at 19:15 | Permalink |


2 Comments:


  • At 4 de março de 2009 23:32, Blogger BE/CRE da EB.1 Albufeira Nº1

    Olá amigos Curiosos!
    Temos um miminho para vocês no nosso blogue.
    É passar e levantar.
    Beijinhos

     
  • At 5 de março de 2009 19:41, Blogger A Turma da Abelha

    Olá Curiosos à Vista. Continuam a ter excelentes trabalhos. Hoje prometi à Turma da Abelha que vos dizia uma coisa porque de tarde não tivemos Internet e eles não poderam colocar o que queriam. Nós também falámos do Lobo Ibérico e eles quiseram dar um contributo que é um lobo para pintar. Podem descarregá-lo aqui http://estudareaprender.blogspot.com/2009/02/o-lobo-iberico.html .
    Beijinhos de nós todos. Beijinhos também para a vossa professora Ana Cristina.