Estivemos a ler o livro da "Menina Capuchinho Vermelho do Sé. XXI",
onde se faz uma breve referência ao Lobo-Ibérico.
Estivemos a conversar um pouco sobre este belíssimo animal,
por isso aqui ficam algumas curiosidades.
O LOBO-IBÉRICO
Nome Científico:
Canis (Cão) lupus (lobo)
Subespécie na Península Ibérica
Canis lupus signatus
Identificação
Pêlo cinzento a arruivado, com tonalidade castanho-avermelhada na cabeça e nas orelhas. Assemelha-se ao cão pastor alemão, mas o peito é mais pronunciado e a cabeça mais larga.
Habitat
Bosques abertos, tundra, florestas densas e montanhas onde se refugia em tocas escavadas por ele ou reaproveitadas de outros animais.
Comportamento
Nocturno na Europa, alimenta-se de roedores, aves, carcaça... Vive em grupos denominados alcateias, com um casal dominante, podendo percorrer mais de 20 km por noite nos seus territórios que podem ir de 100 a 200 km² , dependendo essencialmente da abundância de presas. Socialmente, é variável, podendo actuar em grupo ou sozinho especialmente quando ainda não faz parte de uma alcateia.
Reprodução
A época fértil é de Fevereiro a Abril; o período de gestação é de 63 dias nascendo 3 a 7 crias numa única ninhada por ano. As fêmeas ficam com as crias enquanto o macho procura alimento. Os jovens permanecem com os pais pelo menos durante um ano.
Longevidade
No máximo os lobos vivem entre 15 a 20 anos em cativeiro, menos em liberdade. As causas da sua morte incluem a caça, o veneno, a raiva e viroses.
Factores de ameaça
Perseguição generalizada e escassez de presas naturais
O Lobo Ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie, que existe apenas na Península Ibérica, com uma população estimada de 1500-2000 indivíduos. Destes, cerca de trezentos vivem em Portugal, em Particular no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Alvão.
Marcadores: Curiosidades
Olá amigos Curiosos!
Temos um miminho para vocês no nosso blogue.
É passar e levantar.
Beijinhos