O Nabo Gigante é um conto original russo recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX e que
possui os ingredientes de um conto popular verdadeiramente hilariante.
Acompanhámos as atribulações de um simpático casal de velhinhos numa história muito simples, que fala na entreajuda e no espírito de equipa, que auxilia na aprendizagem de inúmeros conteúdos ao nível da língua portuguesa, estudo do meio, matemática, expressão plástica e formação cívica.
Como iniciámos o estudo das plantas, nada melhor como ter à mão "O Nabo Gigante" para nos ajudar no estudo desta temática.... e não só!
Com a transdisciplinaridade as disciplinas colaboram entre si e o trabalho é mais rico e divertido.
Ora acompanhem as actividades que desenvolvemos ao longo de cerca de uma semana!
* Este conto foi apresentado em Power Point para que toda a turma pudesse acompanhar a leitura que a professora ia fazendo em voz alta.
"As ilustrações são maravilhosas!"
* Fizémos nova leitura do conto, mas desta vez cada Curioso foi ler uma página do livro.
E que bem que leram!
* Depois da leitura e da compreensão do conto fizémos o registo das ideias
Para isso, preenchemos uma ficha de trabalho.
* O reconto por palavras nossas...
* Também assistimos a um vídeo feito por outros meninos alusivo a este conto.
Foi muito divertido ver os personagens ganhar vida.
* Já na área do estudo do meio identificámos algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: plantas espontâneas e cultivadas; diferentes ambientes onde vivem; reconhecemos as partes constitutivas das plantas...
... ao nível desta área a professora tem algumas actividades que já estão preparadas e que vamos desenvolver assim que iniciarmos as aulas.
* Com material mosgumi (EVA), papel plissado e pauzinhos de madeira construímos um nabo.
E que delícia de nabos.
Depois serviram de estaca para colocar num vaso improvisado, onde estivemos a plantar sementinhas de nabo.
A cada dois dias temos o cuidado de os regar...
* Ao nível da matemática estivemos a resolver uma ficha-desafio com base neste conto.
Íamos acompanhando a nossa actividade com a projecção do livro na tela e fazendo a correcção no quadro ou oralmente para que todos pudessem expressar as suas ideias, opiniões e conclusões.
Ainda nos falta concluir o resto desta actividade, mas aqui fica a parte já realizada.
Acompanhámos as atribulações de um simpático casal de velhinhos numa história muito simples, que fala na entreajuda e no espírito de equipa, que auxilia na aprendizagem de inúmeros conteúdos ao nível da língua portuguesa, estudo do meio, matemática, expressão plástica e formação cívica.
Como iniciámos o estudo das plantas, nada melhor como ter à mão "O Nabo Gigante" para nos ajudar no estudo desta temática.... e não só!
Com a transdisciplinaridade as disciplinas colaboram entre si e o trabalho é mais rico e divertido.
Ora acompanhem as actividades que desenvolvemos ao longo de cerca de uma semana!
* Este conto foi apresentado em Power Point para que toda a turma pudesse acompanhar a leitura que a professora ia fazendo em voz alta.
"As ilustrações são maravilhosas!"
* Fizémos nova leitura do conto, mas desta vez cada Curioso foi ler uma página do livro.
E que bem que leram!
* Depois da leitura e da compreensão do conto fizémos o registo das ideias
Para isso, preenchemos uma ficha de trabalho.
* O reconto por palavras nossas...
* Também assistimos a um vídeo feito por outros meninos alusivo a este conto.
Foi muito divertido ver os personagens ganhar vida.
* Já na área do estudo do meio identificámos algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: plantas espontâneas e cultivadas; diferentes ambientes onde vivem; reconhecemos as partes constitutivas das plantas...
... ao nível desta área a professora tem algumas actividades que já estão preparadas e que vamos desenvolver assim que iniciarmos as aulas.
* Com material mosgumi (EVA), papel plissado e pauzinhos de madeira construímos um nabo.
E que delícia de nabos.
Depois serviram de estaca para colocar num vaso improvisado, onde estivemos a plantar sementinhas de nabo.
A cada dois dias temos o cuidado de os regar...
* Ao nível da matemática estivemos a resolver uma ficha-desafio com base neste conto.
Íamos acompanhando a nossa actividade com a projecção do livro na tela e fazendo a correcção no quadro ou oralmente para que todos pudessem expressar as suas ideias, opiniões e conclusões.
Ainda nos falta concluir o resto desta actividade, mas aqui fica a parte já realizada.
Marcadores: Estudo do Meio, Expressão Plástica, Língua Portuguesa, Matemática, Plano Nacional de Leitura
Obrigada pela visita ao meu blog!
Adorei as idéias que vi aqui!
Beijão