<body> Curiosos à Vista!
domingo, 10 de maio de 2009
*Lenda do Galo de Barcelos



A Carolina S. trouxe à professora este lindo presente,
um saquinho com o programa das Festas das Cruzes
Também trazia um pequeno galo e a lenda de Barcelos.
ADOREI!
Por isso,
aqui fica esta bonita lenda para que todos a possam conhecer.



Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.

Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca.
Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
- É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz.
Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.

Marcadores:

 
posted by Curiosos à Vista! at 01:19 | Permalink |


2 Comments:


  • At 10 de maio de 2009 10:30, Blogger Professora Georgina Pinto

    Olá amiguinhos Curiosos e professora Ana Cristina, Barcelos é uma cidade muito bonita e a festa das Cruzes é das mais importantes festas religiosas que se fazem em Portugal. No norte de Portugal temos cidades muito bonitas e cheias de história. A lenda do galo de Barcelos é muito engraçada, aliás eu adoro lendas, ando sempre a investigar e a pesquisar sobre lendas.
    Ana Cristina, enviei ontem um mail pela sapo com um assunto muito importante para ti, por favor diz se o recebeste ou não.
    Bom domingo
    Beijinhos para todos.

     
  • At 10 de maio de 2009 15:03, Blogger Cybele Meyer

    Olá Ana Cristina,

    Parabéns pelo espaço. Ele é simplesmente MARAVILHOSO!
    Parabéns pelo trabalho que desenvolves e pela participação dos alunos.
    Adorei!
    Sucesso sempre!
    beijinhos com carinho.